Plantago Ovata sobre apetite - Giroil


Efeito da semente de Plantago ovata sobre apetite, ingestão de nutrientes e energia A suplementação alimentar com uma preparação contendo semente de Plantago ovata pode exercer efeito sobre o apetite e a ingestão de nutrientes e energia. Turnbull e Thomas, da Universidade de Londres, realizaram um estudo triplo-cego que investigou este tema. As variáveis não eram conhecidas pelos participantes, investigadores e estatísticos. 
Foram investigadas 17 mulheres, sem restrições alimentares. As participantes receberam, de forma aleatória, os seguintes tratamentos: preparação de Plantago ovata (20g de grânulos com 200mL de água), placebo (20g de grânulos com 200mL de água) ou água (200mL), 3 horas antes e imediatamente após as refeições. Foram completadas escalas analógicas visuais para avaliação de saciedade, em diversos intervalos, antes e após as refeições. 
A alimentação consumida e o peso das participantes também foram mensurados. Observou-se ocorrência de diferença significativa na saciedade 1 hora após a refeição, na comparação entre Plantago e placebo e entre Plantago e água. A ingestão total de gordura foi significativamente menor durante o uso de Plantago, em comparação à ingestão de água. Também houve aumento na porcentagem de energia ingerida após o uso de Plantago, em comparação à água. 
Os resultados indicam que a preparação contendo Plantago ovata, que já vem sendo utilizada no controle da função intestinal, pode ser um suplemento útil às dietas de controle de peso. Além de reduzir a ingestão de gordura, o Plantago ovata parece ter algum efeito benéfico sobre a sensação subjetiva de saciedade. 

Fonte: International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders, Volume 19, Issue 5, May 1995, Pages 338-42. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento