Giroil - Xyliitol cristalizado


MUITO PRAZER, SOU O XILITOL!

         Ele tem um nome esquisito, ganhou aceitação generalizada como adoçante alternativo em função do seu papel na redução do desenvolvimento de cáries. Durante o século 19, na Europa, foi popularizado como um adoçante seguro para uso pelos diabéticos e hoje é largamente consumido em todo o mundo. Atualmente faz muito sucesso por possuir a mesma doçura e volume da sacarose, com um terço a menos de calorias, sem deixar sabor desagradável depois da ingestão. O xilitol se dissolve rapidamente e produz uma sensação de frescor na boca.

         É um adoçante de fonte natural e sua versatilidade também chama atenção. Pode ser utilizado tanto na culinária como para adoçar o café, sucos ou vitaminas, destacando-se pelo seu sabor semelhante à sacarose. É um grânulo cristalino branco que parece e tem gosto de açúcar e a boa notícia é que ele não tem os efeitos colaterais negativos associados à sacarose. Além de ter baixo índice calórico, baixa quantidade de carboidratos, podendo ser consumido sem culpa.


          Embora o xilitol seja uma substância natural encontrada em frutas e vegetais, também é produzido naturalmente no nosso corpo durante o metabolismo normal dos carboidratos. A característica mais marcante do desta substância está na sua metabolização no organismo. Por ser um poliol lentamente absorvido e que não fermenta, não causa aumento do açúcar no sangue e não serve de alimento para as bactérias presentes no intestino, além de possuir benefícios notáveis na saúde bucal.


Anticárie

§  85% menor risco de cárie dentária
§  Inibe a formação de placa e tártaro
§  Elimina dentes biofilme clareamento

DIETA

§  40% menos calorias
§  Estimula glicogênio e tem o efeito de queima de gordura
§   
SAUDÁVEL

§  Adequado para diabéticos
§  Osteoporose combate
§  Fortalece o sistema imunológico
§  Cura e reduz o risco de otite média aguda
§  Cura e reduz o risco de candida
§  Reduz o risco de alergias
§   

Xilitol é um açúcar natural, um alditol não fermentável  usado principalmente na indústria de alimentos como um substituto do açúcar desde o final de 1960. A descoberta xilitol, também chamado açúcar de madeira de bétula ou açúcar, alemão Emil Fisher química (mais tarde prêmio Nobel de química) é atribuído e seu aluno Rudolf Stahel, que através do uso de hidrazina, foram os primeiros a isolar o composto, chamando sua invenção "xilitol". Quase Enquanto isso, em sua "pesquisa de derivados de xilose," MG Bertrand químico francês isolado um xarope de xilitol com características semelhantes. 



Produção de xilitol:

A produção industrial de xilitol é realizada através de hidrogenação de xilose, um processo laborioso, que faz com que este substituto do açúcar é relativamente caro.
O xilitol tem uma doçura e um sabor semelhante ao da sacarose. O xilitol puro é dissolvido na boca em contacto com a saliva, produzindo um ligeiro efeito do frio, devido às suas propriedades endotérmicas que tornam absorver o calor de uma forma semelhante ao mentol.

Xilitol e diabetes.

Uma vez que não afeta a produção de insulina e os efeitos minimamente de açúcar no sangue, xilitol está indicado e é adequado para diabéticos.
O xilitol é absorvida muito mais lentamente e não promove a hiperglicemia, como com a sacarose.
Esse recurso também é bom para as pessoas com síndrome metabólica, uma doença comum que inclui a resistência à insulina, hipertensão, hipercolesterolemia e aumento do risco de coágulos sanguíneos. 


Do ponto de vista médico.

Xilitol permanece passivo no intestino delgado e a ausência de um sistema de transporte específico, ele é absorvido lentamente e parcialmente. Mais tarde, é destruído por fermentação da flora bacteriana.
Em quantidades superior a 50 g valores por dia pode causar um efeito laxante suave e temporária. Este é considerado o único efeito colateral de xilitol.

Xilitol e cárie.


Do final de 1970 para xilitol foi identificado como uma cura potente para a cárie dentária.
Entre 1972 e 1975, a Universidade de Turku, na Finlândia, publicou os dois estudos mais famosos em xilitol, que lançou as bases para novos estudos e novas descobertas. 
No primeiro estudo que durou 2 anos 155 pessoas, divididas em 2 grupos e substituiu a frutose tradicional açúcar de mesa (primeiro grupo) e xilitol (segundo grupo), que receberam doses diárias de 50-67g participou.
De acordo com os resultados do estudo, a redução da cárie dentária processa 30% no grupo de frutose e 85% no grupo de xilitol ocorre.
O segundo estudo foi realizado após os resultados surpreendentes do primeiro. [6] 100 pessoas foram divididos em dois grupos que consumiam a cada dia, 7 g de goma de mascar com xilitol em um grupo e cole sacarose mascar tradicional por outro.
Com uma taxa de redução de cárie de 82%, era evidente que os efeitos benéficos de xilitol também apareceu com quantidades mínimas de consumo. 
Estes resultados são devidos à incapacidade do estreptococos mutans para alimentar destruindo xilitol, como no caso da sacarose. Assim, xilitol reduz a flora bacteriana que vivem na cavidade oral, impede a formação de placa, promove a produção de uma saliva alcalina e promove simultaneamente remineralização de pequenas lesões de dentes.
Em um estudo posterior pela Universidade da Universidade de Turku, na Finlândia, descobriu que as mães que consomem xilitol, ter filhos com uma menor proporção de Streptococcus mutans e, portanto, são menos propensas à cárie dentária e otite . 

Xilitol e otite.


Xilitol pode ser utilizado como um "nariz de sabão."
Em 1998, alguns estudos têm mostrado a eficácia do xilitol na prevenção de infecções de ouvido e foi possível para desenvolver uma profilaxia eficaz contra a otite média aguda.
Considerou-se também que a administração de xilitol através das narinas, reduzir os problemas de ouvido crônica em crianças em 92% dos casos. O autor do estudo também encontrados benéfico no tratamento da asma por administração nasal de xilitol efeitos.
O fato é que o xilitol inibe a proliferação de pneumococo e Haemophilus ligação de pneumococos que afeta as células da nasofaringe. Nestes estudos, a administração foi de 10 g de xilitol diariamente. 

Xilitol e osteoporose.


Num estudo de 2002, demonstrou-se que no intestino, xilitol liga de cálcio para facilitar a absorção e isto ajuda a aumentar a densidade óssea. Por esta razão, nos Estados Unidos e é utilizado como uma terapia para a osteoporose. 

Xilitol e infecções.


Num estudo de 2008, demonstrou-se que o xilitol aumenta a atividade dos neutrófilos (glóbulos brancos), essenciais para a luta contra muitas estirpes bacterianas. A eficácia desta propriedade parece para ser muito grande, e também age na presença de sepse. 

Visite: Loja Giroil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento