Xylitol, o que é?









O Xilitol é uma substância classificada como polióis ou alcoóis de açúcar que são carboidratos, mas não são açucares. Sua estrutura tem capacidade de estimular os receptores de sabor doce na língua, por isso, é utilizado como adoçante sem açúcar pela indústria. 
É um ingrediente utilizado para conferir sabor adocicado em gomas de mascar, pastilhas, doces, balas, alimentos diet, xaropes, sprays nasais, produtos de higiene bucal (cremes dentais e enxágüe bucal). É considerado um adoçante natural e seguro, pois foi aprovado para o uso nos EUA pelo FDA (Food and Drug Administration). 
Possui uma doçura semelhante ao açúcar comum, mas contêm 40% menos calorias na composição.
BENEFÍCIOS
1 – Apresenta baixo índice glicêmico - O índice glicêmico (IG) esta relacionado com a velocidade que o açúcar proveniente da digestão dos carboidratos alcança a corrente sanguínea. Quanto mais rápido esse carboidrato for digerido, maior será seu índice glicêmico. Segundo a tabela do The  American Journal of Clinical Nutrition o índice glicêmico do xilitol é de apenas 7. Tem Indicação para diabéticos.
2 – Tem 40% menos calorias que o açúcar comum - Por isso, é indicado em dietas de emagrecimento e estilo de vida saudável.
3 - Reduz a incidência de cárie dentária, por aumentar o fluxo salivar e o pH da boca -Estudos em crianças apresentaram redução de cáries pela ação do xilitol. Ele tem o poder de acabar com as bactérias periodontopatogênicas e, por conseqüência, diminuir as doenças inflamatórias na gengiva. O xilitol foi adicionado na composição de cremes dentais.
4 – Tem efeito prebiótico - Alimenta as bactérias benéficas do intestino, funcionando como fibra solúvel em humanos.
5 - Ação protetora contra a osteoporose - Pode levar a um aumento do volume ósseo e do conteúdo mineral do osso.
6 – Pode aumentar a produção de colágeno  - Evita os efeitos do envelhecimento da pele e cartilagens.
7 – Redução dos casos de infecções de ouvido - Estudos recentes com crianças que apresentavam infecções recorrentes de ouvido, o uso diário de goma de mascar adoçado com xilitol reduziu a taxa de infecção em 40%. O xilitol age como agente antibacteriano.
DICA DE CONSUMO
O xilitol é encontrado na forma de pó cristalino, não perde sua doçura quando aquecido ou processado podendo ser usado para dar sabor às preparações. Por isso, seu uso culinário é muito versátil podendo ser acrescentado em sucos, shakes, bebidas quentes como o café, em receitas de bolos, cookies, doces, etc.

QUANTIDADE RECOMENDADA

Para pessoas adultas, o consumo diário recomendado é de 15 a 20 gramas por dia. A dose recomendada para a prevenção da cárie dentária é 6-10 gramas /dia.  Em doses elevadas, o xilitol pode causar diarréia. A quantidade varia de acordo com a tolerância individual e peso corporal. A maioria dos adultos pode tolerar até 40 gramas/dia. Contra indicado para as pessoas com síndrome do colón irritável. Nutricionista Michele Valenti 


Fonte: Barra de Cereal




Comentários

  1. Qual a equivalência de uso do Xilitol em relação ao açúcar. Por exemplo uma colher de chá de Xilitol equivale a quantas colheres de chá de açúcar? Não encontrei essa informação em nenhum site que faz propaganda do Xilitol até agora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento