Cerimônia do Chá - Matchá

CERIMÔNIA DO CHÁ


No século XII, um novo tipo de chá surge no Japão, o Matcha, introduzido por Eisai, outro monge japonês que retornando da China após viagem de estudo, desenvolveu e difundiu este tipo de chá. Considerando mais forte foi inicialmente utilizado em rituais nos Templos Budistas como parte importante de meditação. No século XIII, os samurais também passaram a consumir a bebida matcha, trançando o futuro do chá no Japão. Por volta do século XVI, beber chá se popularizou, chegando a atingir todas as camadas sociais do Japão.

A cerimônia do chá japonesa também chamada chadō ou sadō, é uma atividade tradicional com influências do Taoísmo e Zen Budismo, na qual chá verde em pó - Matchá - é preparado e servido aos convidados.
Os encontros de chanoyu são chamados chakai, encontro para chá, ou chaji, assuntos do chá. Normalmente o termo chakai refere-se a um evento relativamente simples no qual se oferecem doces típicos, usucha, chá suave, e talvez tenshin, um aperitivo. Já chaji refere-se a um evento mais formal, incluindo também uma refeição tradicional, kaiseki e koicha, chá forte. Um chaji completo pode durar até quatro horas.
O praticante da cerimônia do chá precisa ter conhecimento de uma, ampla gama de artes tradicionais que são parte integral do chanoyu, incluindo o cultivo e variedades de chá, vestimentas japonesas (kimono), caligrafia, arranjo de flores, cerâmica, etiqueta e incensos, além de procedimentos formais de seu estilo de chanoyu, que podem passar de centena. Assim, o estudo de cerimônia do chá praticamente nunca termina. Mesmo para participar como convidado em uma cerimônia formal é preciso conhecer os gestos e frases pré-definidos, a maneira apropriada de portar-se na sala de chá, e como servir-se de chá e doces.



O preparo do chá é simples, pode-se usar o batedor de matchá para ajudar a dissolver bem o pó. Ou mexer bem com uma colher.


o pozinho verde Matchá tem trás grandes benefícios para a disposição e a saúde física e mental:


  • Dá um "AP" na energia e disposição
  • Matchá é mais concentrado em clorofila, aminoácidos, flavonóides e cafeína; daí o efeito arrasador sobre o tradicional chá verde. Além disso, ele é rico em L-Teanina, o que o torna um antioxidante potente.
  • Emagrecedor, ele acelera mais ainda o metabolismo e ajuda na recuperação muscular. Para quem faz exercício ele é bastante benéfico, pois dá mais gás, e quem tem mais ânimo, malha mais, e queima mais.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento