Batata yacon na forma de farinha

COMPOSIÇÃO DA BATATA YACON
Dos carboidratos que compõem a yacon, cerca de 40 a 70% são de FOS, 5 a 15% de sacarose, 5 a 15% de frutose e menos de 5% de glicose. A batata yacon possui pequena quantidade de gorduras e proteínas.
Além disso, existe em sua composição a presença de compostos fenólicos com ação antioxidante, principalmente, o ácido clorogênico e o cafeíco, que promovem diversos benefícios à saúde. A presença de compostos fenólicos é cerca de 10 vezes maior na yacon em comparação a batata inglesa. Enquanto a batata inglesa é composta por cerca de 834 mg/kg , a yacon apresenta 8989mg/kg de compostos antioxidantes.
O mineral mais abundante é o potássio, que existe em quantidade média de 230 mg em 100 g de batata. O potássio auxilia na prevenção de câimbras e no controle da pressão arterial. Em menores quantidades são encontrados o cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. As vitaminas geralmente encontradas na yacon são as vitaminas A, B1 B2 e B3.
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
- Saúde intestinal: por conter quantidade importante de FOS em sua composição, a batata yacon beneficia o crescimento e proliferação das bactérias probióticas residentes em nosso intestino. Essa característica faz da batata yacon um ótimo alimento para auxiliar na integridade e saúde intetesinal. Os prebióticos são fermentados pelas bactérias benéficas no intestino e promovem diversos efeitos positivos, sendo um deles a maior absorção de minerais provenientes da alimentação.
- Controle do perfil lípídico: o consumo da batata yacon ainda pode auxiliar no controle do perfil de lipídeos no sangue, como as concentrações de colesterol. Como a FOS beneficia maior proliferação de bactérias probióticas no interior no intestino, isso facilita a eliminação de colesterol pelas fezes, porque estas bactérias alteram a estrutura dos sais biliares responsáveis pela absorção do colesterol. Existem indícios ainda de que metabólitos produzidos pelas bactérias probióticas podem reduzir a síntese endógena do colesterol, o que também contribui para o controle da colesterolemia.
- Controle do perfil glicêmico: A batata yacon pode auxiliar no controle da glicemia e do diabetes, principalmente devido a presença de FOS e compostos antioxidantes em sua composição. Os carboidratos da yacon são liberados em baixas quantidades para o sangue, equilibrando as concentrações de glicose sanguínea, consequentemente ajudando a controlar a glicemia O consumo de 24 gramas de batata yacon durante 5 semanas é capaz de promover redução nas concentrações de hemoglobina glicada em idosos, um importante marcador de controle do diabetes.
- Controle de peso: as calorias da batata yacon (33 kcal) são menores que as calorias da batata inglesa (51 kcal). Para as pessoas que buscam o controle de peso, este é um dos benefícios do consumo deste alimento. Estudos científicos demonstram que o consumo de xarope de yacon pode auxiliar na redução do peso, circunferência da cintura e no IMC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento