Farinha de maca e propriedades


Farinha de maca

Maca tem sido cultivada pelos povos nativos do Peru há mais de 2000 anos. Ela cresce em altitudes entre 10.000 e 15.000 pés e prospera nas duras condições do planalto árido alta dos Andes central. Maca é tão nutriente-embalados que os guerreiros incas supostamente consumida para energizar-se para a batalha. Embora não relacionadas com Ginseng, que é muitas vezes referida como o ginseng peruano por causa de suas propriedades semelhantes.


Benefícios

Quais são os benefícios da farinha de maca na mulher?
  • Incrementa a energia do corpo; você vai notar maior vitalidade ao acordar e  desenvolver as suas atividades cotidianas com menos cansaço.
  • Nutre o sistema glandular estimulando-o para a sua natural produção de estrógeno, e progesterona.
  • Ajuda a diminuir os sintomas da menopausa, como ondas de calor, insônia, ressecamento vaginal, suores noturnos, calafrios, irritabilidade, incontinência, dores musculares.
  • Incrementa o bem estar físico e emocional diminuindo o estres e melhorando qualidade de vida.
  • Ajuda a sobrelevar os mal-estares matutinos durante a gravidez.
Quais são os benefícios da farinha de maca no homem?
  • Incrementa a energia do corpo; o usuário vai notar maior vitalidade ao acordar e  desenvolver as suas atividades cotidianas com menos cansaço
  • Nutre o sistema glandular estimulando-o para a sua natural produção de testosterona que melhorará a sua energia sexual e libido.
  • A maca favorece a produção e mobilidade dos espermatozoides e o volume seminal.
  • Incrementa o bem estar físico e emocional diminuindo o estres e melhorando qualidade de vida.

Valor nutricional


Avaliações e analises realizados aos hipocótilos (raiz) da maca tem estabelecido que este é um extraordinário alimento pois é uma grande fonte de aminoácidos, proteínas, carboidratos complexos, vitaminas, minerais e nutrientes essenciais.



Aminoácidos
São as unidades elementares que constituem as proteínas. Na maca podemos encontrar Leucina, Arginina, Fenilalanina, Lisina, Glicina, Alanina, Valina, Isoleucina, Ac. Glutâmico, Seina, Ac. Aspártico e outros em menos proporção.


Proteínas
São elementos mais abundantes no organismo. Quando um alimento contém proteínas com todos os aminoácidos essenciais, se diz que este alimento contém proteínas de alta qualidade ou de boa qualidade.

Carboidratos completos

Estes se encontram em grãos e vegetais; os carboidratos simples e complexos proporcionam glicose. Os Complexos além de glicose proporcionam outras vantagens alimentícias como as vitaminas, os minerais e fibras.

Vitaminas
São sustâncias essenciais para o normal funcionamento das células, crescimento e desenvolvimento. A Maca tem um importante conteúdo de vitaminas: A, Tiamina (B1), Riboflavina (B2), Niacina (B3), Acido Pantoteico (B5), Piridoxina (B6), Biotina (B7), Acido Fólico (B9), Cianocobalamina (B12) y C.

Minerais
São os elementos químicos imprescindíveis para o funcionamento metabólico. Entre os minerais encontrados na maca temos o Cálcio, Sódio, Potássio, Fósforo, Magnésio y Enxofre; Além de: Cobre, Ferro, Manganeso, Cromo, Zinco, Alumínio, Titânio, Selênio, entre outros.

Componentes Bioativos
A maca conta com uma serie de componentes bio-ativos como os glucosinolatos,esteroles , compostos fenólicos e ácidos gordurosos aos que se devem os seus efeitos terapêuticos.

Glucosinolatos: Os glucosinolatos (grupo de glucósidos que contem sulfato) são compostos anticancerígenos das plantas que dão aos vegetais crucíferos sua grande reputação como lutadores contra o câncer. Os glucosinolatos da maca são: isotiacianato de bencilo, isotiacianato de p-metoxibencilo.

Esteroles: Os esteróis são um grande subgrupo de compostos similares aos esteróides que se encontram em plantas e animais. A Maca contém cinco esteroles naturais que são: sitosterol, campesterol, ergosterol, brassicasterol e ergostadienol.


Fontes:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento