Gorduras como fonte de energia



Gordura é uma fonte concentrada de energia. Enquanto cada grama de gordura contém 9 kcal, um grama de carboidratos contém em torno de 4 kcal. Além disso, nossas reservas de energias provenientes de gordura são muito mais abundantes. Em média um corredor tem mais de 60 mil calorias estocadas na forma de gordura contra menos de 2 mil de carboidratos. Sendo assim, gorduras são essenciais quando se está exercitando por longos períodos de tempo. Exercícios de baixa intensidade utilizam gordura como pelo menos metade da fonte de energia. Isto porque, para usar gordura como energia, é preciso muito mais oxigênio do que o necessário na utilização de carboidratos. Assim, em exercícios de baixa intensidade nos quais há farto oxigênio, gordura é a principal fonte de energia. A utilização de gordura diminui à medida em que a intensidade do exercício aumenta.

Outro fator na utilização de gordura como fonte de energia é a duração da atividade física. Durante exercícios longos (mais de 90 minutos) de intensidade moderada, há um progressivo aumento da proporção de utilização de ácidos graxos em relação aos carboidratos como fonte de energia.

Atletas bem treinados utilizam mais gordura como fonte de energia. Sendo assim, eles economizam as reservas de glicogênio (reserva de carboidratos) conseguindo assim se exercitar por mais tempo.

Quando as pessoas são encorajadas a comerem mais carboidratos e menos gorduras, algumas entendem errado a mensagem. Pensam que podem comer a quantidade de alimentos ricos em carboidratos que desejarem, desde que sejam livres de gordura. Conseqüentemente, elas comem muitos alimentos doces com pouca gordura e super porções de amido. Como resultado, não conseguem perder peso e as taxas de colesterol e principalmente triglicerídeos aumenta.

Trocar a gordura por carboidrato como “combustível” de energia, não vai trazer benefícios nem para a saúde nem para a boa forma.

Mas o principal é a qualidade das gorduras, tem que ser gorduras “boas”. Óleos Extra Virgem, como de Linhaça, Girassol, Canola e Cártamo, são ótimas. Ajudam a dar energia e saciedade. Transportam as vitaminas e ainda ajudam no sabor das saladas, pizzas...

Comentários

  1. Por mais, que muitas pessoas pensam que a "gordura é a vilã," não sabem que é fundamental termos HDL em nosso organismo, pois tem O importante papel de carregar o colesterol para o fígado e limpar os vasos^^

    Seguindo o blog :)

    Se puder retribuir, ficarei grata!

    Lembre-se que o seu comentário é fundamental.

    Bjos

    Nathacha

    ResponderExcluir
  2. Alguem que faz academia para ganhar massa sabe que para poder definir os musculos necessita perder gordura que é uma camada que fica em cima do musculo assim ela esconde o musculo.
    Sabendo disso a minha duvida é : recomendavel alguem fazer caminhada de manhã(para queimar as reservas de enegia ou gordura) e a tarde fazer academia apenas com a energia de algum glicidio para nao conseguir novamente uma reserva de energia e ao passar o tempo e a pessoa ter conseguido diminuir a gordura parar com a caminhada e usar diferentes tipos de energia para a academia para manter o nivel atual de gordura e agora concentrar no ganho muscular e nao pensar.em seguir a balança mas sim os olhos...e entao acha que isso seria recomendavel ?
    Apropósito as informações contidas no site sao muito boas e bem explicadas. Parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nesse caso é melhor você consultar
      um Personal Trainer ou uma nutricionista.

      Abraço!

      Excluir
  3. Gostava de perceber entao como sobrevivemos milhares de anos com uma dieta pobre em hidratos de carbono e rica em Proteina e gorduras !!! a gordura eh a melhor fonte de energia que existe ah face da terra e se acharem que não faz sentido leiam artigos e informem se.

    http://www.marksdailyapple.com/a-metabolic-paradigm-shift-fat-carbs-human-body-metabolism/#axzz2aGk85jly

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento