Anti-Aging - Viva mais e melhor


Uma alimentação equilibrada, rica em alimentos com nutrientes antioxidantes, prolonga a juventude e protege o organismo contra os efeitos do tempo.

Um dos grandes, e talvez maiores, responsáveis pelo envelhecimento são os radicais livres – moléculas oxidativas produzidas naturalmente pelo nosso organismo. São geradas o tempo todo: enquanto comemos, respiramos, dormimos. Quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, ocorre o chamado estresse oxidativo, que inicia o processo de envelhecimento do organismo.

As células envelhecidas são mais susceptíveis às lesões e possuem menor poder de defesa, o que facilita a ação dos radicais livres e colabora ainda mais com o envelhecimento, gerando um ciclo vicioso.

Daí a importância do consumo de alimentos antioxidantes na rotina de quem deseja permanecer jovem por mais tempo, não apenas na aparência, mas também nas funções metabólicas.
Os alimentos com propriedades antioxidantes combatem e neutralizam a ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento, ajudando na prevenção e tratamento do câncer e doenças cardiovasculares e ainda fortalecem o sistema imunológico.

A maneira mais fácil de encontrar os antioxidantes é tendo uma dieta com o cardápio bem variado. Inclua frutas no café da manhã e nos lanches. No almoço e jantar não podem faltar saladas verdes e legumes variados. Os chás verde ou branco, ricos em polifenóis, devem ser consumidos nos intervalos entre as refeições. Óleos vegetais, oleaginosas, linhaça, suco de uva integral, cacau, cereais integrais, temperos, como a cúrcuma e peixes ricos em ômega 3 (atum, sardinha, salmão, arenque) também devem ser inseridos na alimentação.

Nutra-se bem e viva mais e melhor!

Fonte: Bruna Murta – nutricionista da rede Mundo Verde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento