O poder dos grãos : Linhaça, Girassol e Canola



















Óleos extraídos a frio de sementes e grãos são excelentes complementos para uma alimentação saudável.


Cientificamente comprovada como eficiente no tratamento de vários tipos de câncer, como os de mama e de próstata, e no controle dos níveis de colesterol, a semente do linho – a linhaça – transformou-se em hit da alimentação. É mais um reflexo da busca por hábitos de vida saudáveis que pauta a sociedade no novo milênio.


Assim como a linhaça, inúmeros tipos de grãos e sementes representam rica fonte de ácidos graxos essenciais, importantes na manutenção do organismo, reposição das células e prevenção de doenças. Alguns deles, como o ômega-3 e ômega-6, não são fabricados pelo organismo, sendo necessário a obtenção por meio da alimentação. Óleos vegetais extraídos a frio destes grãos configuram em um importante suplemento natural e conquistam cada vez mais adeptos pelos reflexos positivos com o consumo regular.


Diferentemente dos óleos refinados disponíveis nas prateleiras dos supermercados o processo de extração a frio não envolve nenhuma etapa industrial. O processo padrão de refino industrial altera os ácidos graxos essenciais, ao mesmo tempo em que remove importantes elementos e agentes protetores naturais, como sais minerais e vitamina E. No processo a frio, não há nenhum tipo de aquecimento ou adição de substância. A prensagem a frio não é um atributo a mais e sim um requisito básico para a obtenção de um óleo saudável e funcional.


O óleo de linhaça obtido por prensagem a frio apresenta ácido graxo essenciai, ômega-3, bioativo. Atua como notável antioxidante e imonoestimulante; previne doenças degenerativas e cardiovasculares; apresenta resultados no tratamento da “síndrome do olho seco”, tensão pré-menstrual e menopausa e na redução dos riscos de câncer de mama, próstata e pulmão. Na indústria cosmética e farmácias de manipulação, pode ser usado para tratamento de eczema, acne e dermatite atópica devido ao seu poder cicatrizante.


O óleo extraído da semente do girassol é eficiente para a saúde da pele e para os sistemas nervoso e endócrino por apresentar os ácidos graxos essenciais ômega-6, além da vitamina E. Seu efeito é notado em enfermidades degenerativas e cardiovasculares, agindo eficientemente bem sobre a pele e os sistemas nervoso e endócrino. A presença de vitamina E atua favoravelmente sobre as funções reprodutoras, além de ter destacada ação nutritiva, antioxidante e antienvelhecimento.


Outra novidade é o óleo de canola, rico em ômega-3 e ômega-9, que contribui para o controle da pressão arterial, reduz o LDL e aumenta o HDL. O LDL é conhecido como “mau colesterol” já que seu deposito nas artérias pode provocar o entupimento. O HDL, o chamado “bom colesterol”, funciona como um sistema de limpeza da árvore arterial, impedindo o depósito de gordura em suas paredes, diminuindo a formação da placa de gordura e, consequentemente, a incidência de eventos cardiovasculares. . Isto porque este óleo é rico em gorduras monoinsaturadas, além de baixo teor de gorduras saturadas. A vitamina E, que é um antioxidante que protege o corpo contra os radicais livres e pode reduzir as doenças cardiovasculares e até prevenir alguns tipos de câncer também está presente no óleo de canola.


Precisamos de matéria-prima para realizar a produção equilibrada de nossos hormônios, responsáveis pela grande rede de comunicação e comandos do metabolismo humano. A este tipo de alimento damos o nome de construtor hormonal ou de gordura nutricional. Lembrar também que o cérebro humano é basicamente constituído de lipoproteínas, portanto 65% gordura (nutricional) e 35% proteína. Portanto, olho na qualidade e quantidade de proteína e gordura que ingerimos, porque através de uma Alimentação Balanceada e Consciente podemos construir mais inteligência, serenidade e equilíbrio emocional.


Bem, não é à toa que o consumo de sementes gergelim, linhaça, girassol esta em alta, pois elas apresentam uma composição nutricional muito semelhante à do cérebro humano. Inclusive, sua classificação é muito sugestiva: Sê - Mente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar sementes de chia

REFLUXO GÁSTRICO, AZIA E SEMENTES DE CHIA

CHIA – O Super Alimento